top of page
EDITAL DE ABERTURA SBPCAMP - site.jpg

Vera Lúcia Colussi

Lamanno Adamo 

Diretora do Instituto de Psicanálise da
Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas

Hang-Ly Homem de

Ikegami Rochel

Secretário de Seleção do Instituto de Psicanálise
Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas

Instituto de Psicanálise
 

O Instituto de Psicanálise é o centro e o objetivo precípuo de uma Sociedade de Psicanálise uma vez que ele é o órgão da Sociedade que planeja, executa e coordena todas as atividades e funções relacionadas à Formação de Psicanalistas.
Em nosso Instituto seguimos o modelo Eitingon de Formação, um dos 3 modelos de Formação aprovados pela IPA (International Psychoanalytical Association - Associação Psicanalítica Internacional, fundada por Freud em 1910) à qual somos filiados.

Seguindo o modelo citado, nossa Formação está calcada na imersão do futuro psicanalista - que chamamos de “candidato”- simultaneamente em três tipos de atividades: análise pessoal - a análise didática -, seminários teóricos e clínicos e supervisão de sua própria prática psicanalítica.
Explico melhor cada uma dessas atividades:

Análise Didática: é a análise pessoal do candidato com um dos analistas didatas do Instituto de Psicanálise, que acompanha toda a Formação e que deve ter a frequência mínima de 4 sessões semanais.
 

Seminários Teóricos e Clínicos: plano de formação teórica e técnica que segue programa curricular definido pelo Instituto de Psicanálise com duração de 4 anos e meio (9 semestres). Os seminários são coordenados pelos docentes do IP. Para iniciar os seminários o candidato deverá ter cumprido ao menos um ano de análise didática.
 

Supervisões: durante a Formação o candidato deve supervisionar dois casos diferentes de pacientes adultos atendidos na frequência mínima de 4 sessões semanais. Cada uma dessas supervisões terá a duração mínima de 80 horas e deve ser realizada com um supervisor diferente, escolhido entre os analistas didatas do Instituto de Psicanálise. Ao final de cada processo de supervisão o candidato deve elaborar um Relatório de Supervisão que será avaliado por uma banca.

Uma vez aprovado em todas as obrigações curriculares o candidato é qualificado pelo Instituto como Psicanalista e pode solicitar seu ingresso como membro da SBPCamp e, assim, ser um membro da IPA.

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas (SBPCamp) é composta por uma Diretoria e pelos Corpos Docentes e Discentes e, para dar conta de todas as suas responsabilidades, tarefas e funções a Diretoria é assim estruturada e constituída:

Diretora do Instituto: Vera Lúcia Colussi Lamanno Adamo


Secretário de Seleção: Hang-Ly Homem de Ikegami Rochel


Secretária de Currículo: Ana Maria de França Carneiro 


Secretária de Acompanhamento e Avaliação: Martha Prada e Silva


Secretário de Qualificação e Acompanhamento Didático: Roosevelt Moisés Smeke Cassorla 


Representantes docentes:


----


Representante discente:

 

Claudia Ferreira Marcolini Amaral

bottom of page