top of page
SBPCAMP BANNER SITE EDITAL DE ABERTURA.png

O Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas comunica a abertura das inscrições para o Processo Seletivo 2022, que selecionará os Candidatos que comporão a Quarta Turma de sua Formação de Psicanalistas. O período de inscrições encerra-se dia 15 de outubro de 2022.
O processo de seleção será regido pelo “Regulamento para Seleção de Pretendentes – Processo de Seleção 2022” que segue abaixo.

 

Campinas, 12 de agosto de 2022.

 

REGULAMENTO PARA SELEÇÃO DE PRETENDENTES
Processo Seletivo 2022

 

O pretendente à seleção deverá ser graduado, há pelo menos 05 anos na data da inscrição, em Medicina ou Psicologia e habilitado para o exercício profissional de acordo com o respectivo Conselho Profissional, na data de sua inscrição.
 

Portadores de diplomas emitidos por universidades estrangeiras deverão apresentar prova de revalidação destes, de acordo com a legislação brasileira.
 

A documentação exigida para se inscrever compreende:
 

Ficha de inscrição devidamente preenchida (ANEXO I). 
 

Curriculum Vitae (documentos comprobatórios poderão ser solicitados).
 

Memorial escrito pelo pretendente descrevendo sua trajetória profissional de forma a esclarecer a intenção de se formar Psicanalista, e sua escolha pelo Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas.


Uma fotografia 3 x 4 recente.
 

Fotocópia autenticada da inscrição em seu respectivo Conselho Profissional.
 

Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição no valor de R$ 380,00 (trezentos  e oitenta reais).
 

Declaração de conhecimento e concordância com o Regulamento do Processo de Seleção, devidamente preenchida e assinada (ANEXO II).


Requerimento de solicitação para Inscrição no Processo Seletivo dirigido à Diretoria do Instituto (ANEXO III).
 

A inscrição, juntamente com toda a documentação, deverá ser enviada por email à Secretaria da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas – SBPCamp, até o dia 15 de outubro de 2022.
Após este período de inscrições, terá início a primeira etapa do processo seletivo, que se baseia na análise da documentação enviada. Os pretendentes aprovados nesta etapa passarão para a segunda, que consiste na realização de 03 (três) entrevistas individuais com diferentes Analistas Didatas. Para tal, os pretendentes deverão entrar em contato com os entrevistadores a ele designados para agendamento das entrevistas até no máximo 10 (dez) dias após a divulgação de sua aprovação na análise documental. Se necessário, serão utilizados outros instrumentos de avaliação complementares. Os aprovados no processo seletivo terão seus números de protocolos divulgados em Edital publicado no site na secretaria da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas – SBPCamp.


Após divulgação dos resultados, o prazo para início da Análise Didática será de 02 (dois) meses.
Decorrido o tempo de 01 (um) ano do início da Análise Didática, o Candidato poderá iniciar os Seminários Teóricos e Clínicos do Instituto de Psicanálise, conforme programa do referido Instituto.
A estrutura da Formação Psicanalítica encontra-se descrita no Regimento Interno do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas – SBPCamp

 

Nelson José Nazaré Rocha

Diretor do Instituto de Psicanálise da
Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas

Ana Maria de França Carneiro

Secretária de Seleção do Instituto de Psicanálise
Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas

bottom of page