top of page
ed06b4f3-13e5-4b99-8396-8b82e361867d.jpg

ASSOCIAÇÃO DE CANDIDATOS DO INSTITUTO DE PSICANÁLISE Regina Maria Leme Lopes Carvalho DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE DE CAMPINAS – SBPCamp - 2023 
 

QUEM SOMOS  

 
A Associação de Candidatos do Instituto da SBPCamp foi instituída pela primeira turma de candidatos em formação do Instituto, quando foi elaborado o regimento interno para criar uma associação civil, com objetivos científicos, culturais e sociais sem fins lucrativos. Onde se congrega os candidatos a ela filiados, a partir do pagamento de uma mensalidade, para discussão de assuntos de interesse comum em relação à formação psicanalítica no Instituto.


O QUE FAZEMOS


A comissão científica criou e coordena o projeto denominado “Quartas Científicas”. O espaço de apresentação dos trabalhos é aberto tanto para candidatos deste instituto, quanto para candidatos, membros e analistas de outros institutos filiados à IPA.  Há participação efetiva dos candidatos associados, além da disponibilidade de sete vagas para colegas de outros institutos assistirem à reunião.
A Associação de Candidatos realiza mensalmente uma reunião devidamente registrada e assinada em Ata. Importante ressaltar que o espaço é aberto para que o grupo coloque suas pautas, além daquelas que a diretoria apresenta.
Cabe à Associação a escolha dos representantes: Discente, ABC, OCAL e IPSO, que têm desempenhado ativamente suas funções. Atualmente todos os candidatos em formação do Instituto estão filiados à Associação de Candidatos. 


QUAIS OS OBJETIVOS


A Associação atua de modo democrático para levantar e discutir questões, promover votações, buscando sempre algum consenso com trocas importantes e participação de todos. A Associação estimula e colabora com a participação dos candidatos em diversas atividades: a escrita psicanalítica, a publicação de trabalhos, as apresentações e coordenações de mesas em eventos, jornadas e Congressos.
Para o próximo ano a Associação está planejando e organizando um Grupo de Estudos cuja proposta é aprofundar o estudo do texto de Freud de 1923: “O Eu e o Id”, escolhido pelo seu centenário, como o tema do próximo Congresso Brasileiro – FEBRAPSI; que inclusive será sediado pela SBPCamp.


DIRETORIA


Em março de 2022, a atual Diretoria da Associação foi eleita e é composta por:
 

• Marinês Lana – Presidente    
• Heliana Guardiano Reis – Secretária
• Élidi Degrecci- Tesoureira
• Vanda Nogueira – Conselheira Fiscal

REPRESENTAÇÃO:

 

CANDIDATOS DO INSTITUTO DE PSICANÁLISE REGINA CARVALHO:

• Representante ABC : Danilo Altenfelder Colussi Gallo
• Representante OCAL:  
• Representante IPSO: Heliana Luisa Guardiano Reis
• Representante COWAP: Carolina Leme Machado de Godoy

bottom of page